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15 dicas para rodar em meio ao tráfego

Minha primeira tradução!
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(Artigo originalmente publicado no site motorcyclistonline.com em 20/11/2014)
http://www.motorcyclistonline.com/news/top-15-motorcycle-tips-street-riding-safety

15 dicas para rodar em meio ao tráfego.
Os fundamentos soam sempre repetitivos, especialmente no que diz respeito à direção segura. Você pode adicionar algo a esta lista?

Básicas? Claro. Mas mantê-las frescas no sua memória pode fazer a diferença entre rodar novamente amanhã ou nunca mais.

Feche seus olhos e relembre sua última viagem em tráfego pesado. Imagine os veículos ao seu redor, comprimindo você, interrompendo sua trajetória. Imagine a si mesmo monitorando a velocidade de aproximação com os outros veículos, lendo as placas, notando e se antecipando aos sinais de trânsito. Aí imagine-se adivinhando o que os pedestres farão, ou o quão escorregadia a faixa pintada no chão pode ser. E os motoristas com seus celulares, jornais ou tendo que lidar com os filhos gritando no banco de trás... Imagine tentando advinhar o que eles irão fazer.

Rodar em meio ao tráfego pode ser um pesadelo, especialmente para novos motociclistas. Você imagina quantos motocilcistas se envolvem em acidentes em vias congestionadas? É incrível a quantidade de tarefas diferentes que um motociclista tem que lidar em um dia normal em meio ao tráfego intenso.

Observe a cabeça dos motoristas e seus retrovisores
Observar os movimentos de cabeça dos motoristas através das janelas é uma maneira excelente de antecipar movimentos repentinos. Muitos motoristas não irão virar para direita ou esquerda sem antes mover a cabeça para um lado ou outro (ainda que não olhem para os retrovisores).

Confie nos retrovisores, mas não totalmente
Seus retrovisores podem salvar sua vida, mas eles nem sempre mostram tudo mesmo bem ajustados. No trânsito, sempre reforce a visão traseira gerada com uma olhada por sobre os ombros. Faça isso rapidamente e você adicionará um ponto de vista extra e o conhecimento sobre os pontos cegos na sua lista de tarefas.

Nunca fique entre um veículo e uma saída
Isso soa muito simples, mas motoristas que decidem pegar uma saída no último instante matam muitos motocilcistas a cada ano. A regra simples é nunca se posicinonar entre um veículo e uma saída. Passar pela direita é geralmente algo para não se fazer, mas nesses tempos às vezes é necessário. Então se você faz isso, faça longe das saídas da via.

Atenção aos freios
No trânsito você quase sempre tem de reagir muito rápido, o que significa não perder contato com a manete ou pedal de freio. Para diminuir o tempo para alcançar um dos dois, mantenha sempre um dedo ou dois na manete e o dedão do pé no pedal. Quando um celular atravessar o seu caminho você estará pronto. (Particularmente eu não uso sempre isso. Alguns instrutores não recomendam esse procedimento. Porque dois dedos não tem muitas vezes a energia necessária numa situação repentina. E até você estar com todos os dedos na manete, segundos precisos são perdidos.)

Seja visto
Esteja certo de que motoristas e pedestres possam te ver, mesmo de longe. Rode com o farol ligado mesmo de dia ( e gentilmente desligue se parar atrás de alguém num sinal), e vista roupas coloridas e vistosas, especialmente capacete e jaqueta. Há uma infinidade de marcas que fazem tais equipamentos bem de acordo com a moda inclusive, e não usá-los não é mais desculpa.

Esteja pronto e com força  de motor sobrando
No trânsito, rode com uma marcha abaixo do que você normalmente andaria, assim sua moto estará pronta para um avanço rápido se preciso for. Desse modo você tem a opção de fugir do perigo ao invés de ficar limitado usando somente os freios. O som do giro mais alto pode também alertar motoristas imprudentes sobre sua presença.
*Quando o trânsito ficar lento de repente, fique à esquerda ou à direita do carro a sua frente. Isso lhe dará uma rota de escape se necessário. Isso também ajudará a não se tornar um alvo caso o carro de trás não consiga parar a tempo. Assim que parar, esteja pronto - embreagem pressionada, marcha engatada e olhos atentos aos retrovisores. Você nunca sabe!

Pratique o escaneamento
Constantemente verifique o que acontece ao seu redor enquanto estiver rodando - desde painel e espelhos até o que acontece na via à frente e pontos cegos na sua traseira - você fica ciente e em contato com sua situação na via, e assim mais habilitado para reagir. Permancer muito tempo numa mesma área - vendo apenas sua retaguarda ou sua dianteira por exemplo - é pedir por problemas.

O golpe da curva à esquerda
Quando se aproximar de um carro que parou e está prestes a virar à esquerda, esteja pronto. Faróis acessos para que o motorista possa lhe ver (durante o dia), mas não conte só com isso para salvar-se. Observe as rodas do carro ou as mãos do motorista ao volante; se ver movimento, esteja pronto para frear, desviar ou acelerar, de acordo com a situação.
*Estude o piso* Adicione a observação das condições do asfalto ao sua lista de tarefas. Esteja atento para óleo espalhado, fluito de radiador ou combustível; que normalmente aparecem brilhando sobre o pavimento. Mantenha também atenção à cascalho e/ou areia, que são mais difíceis de visualizar. Use o olfato também; normalmente você sente o cheiro de diesel espalhado antes que seus pneus descubram o quão escorregadio isso pode ser.

Ande em zonas abertas
Use a força e a dirigibilidade de sua moto para andar nos espaços livres em meio ao tráfego. Sempre há espaços livres entre grupos de carros; encontre-os e ande neles. Isso o separará dos carros, lhe dará espaço para manobras a lhe permitirá evitar pontos cegos. E varie sua velocidade. Andar acompanhando o tráfego o torna invisível para os outros, especialmente em tráfego pesado.

Use o polegar
Adquira o hábito de desarmar as setas não importando a situação do tráfego. Um sinal mal dado pode transmitir ao motorista que você quer mudar de faixa quando esta não era sua real intenção. Então use o polegar. Melhor gastar o botão do que experimentar o capô de uma pick-up.

É bom ser fino
Uma grande vantagem de veículos com duas rodas sobre os carros é a habilidade de mudar para um lado ou outra na mesma faixa para ver o que acontece à frente. Seja olhando pela lateral dos carros ou através dos pára-brisas, olhar o que ocorre à frente lhe dará tempo extra para reagir. (Na nossa realidade é cada vez mais difícil ver através dos vidros do carro visto a utilização de filmes).

Mais que apenas uma saída
Sim! Motos caem. Mas elas também são leves, estreitas e espertas na sua condução, então aprenda a explorar os pontos fortes quando as coisas ficarem feias, ok? Então só frear quando a coisa complica não vale. Há sempre uma rota de escape. Invadir a pista contrária pode ser melhor do que beijar o parachoque do carro que virou à esquerda na sua frente. Tenha sempre uma rota de escape planejada, e atualize ou modifique isso minuto a minuto.

Se proteja em veículos maiores
Esta é fáci, e aposto que você já fez isso: Deixe que os veículos maiores obstruam a passagem quando estiver passando por interseções. Se houver um idiota vindo da esquerda ou direita é melhor que ele colida com a van que está perto de você, certo? Pelas mesmas razões, não avance numa intersecção rapidamente quando o sinal abrir. Seja paciente, e use os veículos próximos a você como cobertura. (Na nossa realidade os motocas sempre procuram estar a frente em um sinal fechado. Então avalie a validade desta dica.)




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