Pular para o conteúdo principal

Estudo revela que andar de moto faz as pessoas mais felizes

Artigo extraido do Blog do condutor em www.blog.suhaiseguros.com.br de autoria de Patrick Faria

Na minha curta experiência motociclística experimentei notadamente um ganho de qualidade de vida que não imaginei a princípio. Diminuição em tempo de deslocamento, gastos com passagens e lanches aumento do tempo de descanso entre muitos outros.

O artigo abaixo nos traz dados do grau de felicidade que as pessoas tem com seus hobbies. E o motociclismo ficou, com destaque, entre as primeiras posições quando o assunto eram hobbies feitos ao ar livre (nenhuma novidade). E em seguida o autor destaca 6 vantagens em se deslocar usando uma motocicleta e colocarei minha curta experiência em cada um dos pontos.


ESTUDO REVELA QUE ANDAR DE MOTO FAZ AS PESSOAS MAIS FELIZES

Um estudo realizado recentemente na Inglaterra pelo renomado instituto ICM Researchpara a revista Gardener’s World revelou que andar de moto é umas das atividades de lazer que mais traz alegria às pessoas. Respondida por cerca de 1.500 entrevistados, a pesquisa trazia outras opções de hobbies, como nadar, dirigir um carro, correr, pescar e acampar, desbancadas pelo prazer de estar sob duas rodas.

AS VANTAGENS DE ANDAR SOBRE DUAS RODAS

AS VANTAGENS DE ANDAR SOBRE DUAS RODAS

Muita gente alivia o estresse e se sente renovada quando pilota uma moto por ruas, avenidas e estradas. Entretanto, os benefícios da atividade não se concentram somente em desanuviar a cabeça. Há muitas outras vantagens para os amantes das duas rodas, tanto para a saúde quanto para o bolso.

Veja algumas delas:

1) GANHO DE TEMPO

1) GANHO DE TEMPOMotociclistas não se assustam com congestionamentos, pois conseguem percorrer as vias mesmo quando o tráfego está intenso e há filas de veículos parados ou andando lentamente. Com isso, a moto torna-se o veículo mais rápido entre os demais, economizando tempo. É por este motivo que muitas empresas utilizam motoboys para realizarem suas entregas. (Amadureci a ideia de ter uma moto para me deslocar depois que fiz as contas e constatei que entre ônibus, trem e metrô, diariamente, perdia aproximadamente 7h do dia em trasnporte público. E depois da moto isso caiu para menos da metade.)

2) ESTACIONAMENTO FÁCIL


Mesmo com variações no tamanho, as motos são, em sua maioria, menores que outros veículos motorizados. Isto facilita o estacionar, especialmente na rua, pois cabem em praticamente qualquer vaga de estacionamento. (Quem dirige sabe do trabalho que dá em alguns lugares achar uma vaga ou preço razoável para estacionar. Isso sem falar em lidar com flanelinhas e possíveis assaltos. Moto tem preço menor para estacionar e em muitas cidades a vagas reservadas e gratuitas exclusivamente para motos.)

3) BAIXO INVESTIMENTO E MANUTENÇÃO

BAIXO INVESTIMENTO E MANUTENÇÃONo geral, as motos têm o valor mais baixo que os carros, mesmo quando comparadas aos modelos de veículos mais básicos e populares. Além disso, no momento da manutenção, a diferença também pesa no bolso, uma vez que mão de obra e peças têm um valor menor se equiparados aos dos veículos automotivos. (Na minha primeira revisão encarei, agradecido, essa realidade. A mão de obra em uma revisão geral, com trocas de muitas peças e lubrificação geral, ficou em R$ 220,00 na concessionária; e num mecânico recomendado em R$ 140,00. Preciso falar mais alguma coisa?)

4) ECONOMIA DE COMBUSTÍVEL E MENOS POLUENTES NO AR

ECONOMIA DE COMBUSTÍVEL E MENOS POLUENTES NO ARUma moto de 150 cilindradas pode rodar mais de 30 quilômetros com apenas um litro de combustível, enquanto um carro econômico faz até 10 quilômetros com a mesma quantia de combustível. No orçamento mensal, qual delas pesa mais? Além disso, por usar menos combustível, também lançam menos poluentes na atmosfera. ( Em tempos de gasolina na faixa dos R$ 4,00 isso pesa muito. Rodar de carro é caro demais hoje em dia. E com um tanque rodo, quase sempre, 340 km com um tanque de 11 litros que nunca uso tudo.)

5) QUEIMA CALORIAS E FORTALECE OS MÚSCULOS

QUEIMA CALORIAS E FORTALECE OS MÚSCULOSEm uma hora, andar de moto gasta cerca de 150 calorias. O número aumenta para 400 quando se pratica motocross no mesmo período. Já os pilotos de motociclismo queimam 600 calorias a cada hora durante treinos e corridas. A musculatura é trabalhada e fortalecida por conta do esforço ao dirigir contra o vento, manter o peso e o equilíbrio da moto e realizar as manobras necessárias, entre outras ações. Lombar e abdômen são beneficiados e fortalecidos quando o condutor dirige com a postura correta. (Neste mês estou de férias e já constatei a falta que os rolés diários me fazem. Medido em kg a mais. Encarar vento contrário, turbulência por passar por carretas em sentido contrário, andar no corredor entre outras coisas causam um bom desgaste. Então concordo rs)

6) AUXILIA NA ATIVIDADE CEREBRAL

AUXILIA NA ATIVIDADE CEREBRALDe acordo com estudo do neurocientista japonês Ryuta Kawashima, em comparação aos motoristas de automóveis, as funções cognitivas dos pilotos de motos são beneficiadas. Isto acontece uma vez que dirigir moto requer alto nível de atenção, o que estimula o cérebro, melhorando seu funcionamento. Andar de moto também é uma experiência comparada à meditação, proporcionando bem-estar aos pilotos. (Nada como depois de um dia cheio pegar a moto e voltar pra casa. Isso melhora quando você vai para um lugar especial ou com alguém especial. Meu motovlogger favorito, Royal Jordanian, diz que "as motos são seu remédio e seu alívio neste mundo insano". E concordo plenamente.)

O que você achou do resultado da pesquisa? Para você, andar de moto traz bem-estar? Deixe sua opinião nos comentários!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tchau, Lander!

Tchau, Lander! 🙏 @diariodomotoca Quando alguém diz que vai comprar uma moto, o que você pensa? Muita gente pensa em acidente, perigo, loucura. Muita gente pensa em viagens maneiríssimas por lugares incríveis pelos quatro cantos do planeta (sabemos que as fotos e os relatos não nos mostram as derrotas. E viagens de moto são CHEIAS de derrotas 😂). Quando eu pensei em comprar uma moto foi uma decisão inteiramente pragmática. Certo dia me liguei que gastava 8h do meu dia em deslocamentos no transporte público para as diferentes atividades da época. Desse dia, em que caiu a ficha do tempo perdido nos deslocamentos, para a compra da moto foi um pulo. Mas qual moto comprar? Para a minha realidade deveria ser uma moto com manutenção barata, que consumisse pouco combustível em média e que fosse boa de pilotar. E o mais importante: que fosse uma moto barata. Muitos vídeos no youtube, muitas leituras da revista Duas Rodas, e muitas conversas com colegas motociclistas depois, a escolha foi pela ...

Por que Diário do Motoca?

Tudo inicia antes mesmo de ter uma motoca... Nas minhas pesquisas sobre modelos, exemplos de direção segura e responsável e conteúdo instrutivo para iniciantes, me deparei com os Motovlogs. (O YouTube está cheio deles. Dos bons que passam reflexões da vida, de política, e que te fazem pensar, aos irresponsáveis que guiam feito loucos por aí para atrair uma garotada carente). E tive muita vontade de ser um "Motovlogger". Mas um iniciante pode ter a audácia de colocar uma câmera e sair filmando por aí? Vai passar o quê? Vai filmar o quê? E o pior, quem vai editar isso tudo? Resumo: não era uma opção pra mim. Então o que fazer pra passar um pouco da rotina do dia a dia de maneira divertida? E de preferência por texto...  Pensei no Facebook. Mas na minha experiência com o FB as pessoas nem sempre leem todo o conteúdo de uma postagem, e por não limitar os caracteres, meus posts se tornariam imensos. Sobrou o Twitter. 140 caracteres me obrigariam a ser por demais sintético e assim ...