Pular para o conteúdo principal

Onde está o maior perigo? Nos “corredores” ou nas ultrapassagens?


Há muito assunto entre motociclistas e motoristas a respeito de corredor: é permitido ou não?
Acredito que com um pouco de prudência é possivel uma utilização prudente e segura do corredor sem que ninguém se sinta ameaçado. Mas já vi cada coisa pelos corredores por aí que me assustam. E pior, entre os próprios motociclistas (ou motoqueiros). 
Mas enfim, esse artigo foi escrito por instrutor de muito respeito no meio: Carlos Amaral. E traz luz sobre quando é que efetivamente o motociclista trafega no corredor ou quando está se utilizando da agilidade da motocicleta para ultrapassar.


Onde está o maior perigo? Nos “corredores” ou nas ultrapassagens?

Para responder a essa pergunta é preciso definir queCORREDORES são espaços (ou áreas) estreitos formados entre carros PARADOS em paralelo entre eles, onde não há a possibilidade de “ziguezaguear” por entre os veículos. ULTRAPASSAGENSsão ações de condutores que se aproveitam dos espaços (ou áreas) livres e largas quando o trânsito de veículosestá em MOVIMENTO propiciando a chance de passar de uma faixa de rolamento à outra. Sabendo disso, na maioria do tempo que estamos pilotando no trânsito lento das grandes cidades não estamos trafegando em corredores, mas sim estamos em permanente ultrapassagem. Para esclarecer melhor, corredores servem como PASSAGEM e não para ULTRAPASSAGEM.

Portanto, quais são os reais perigos em trafegar em corredores fazer ultrapassagens? Como podemos diferenciar estas características do trânsito e, assim, nos arriscarmos menos?

Carros parados paralelamente, formando espaços para passagem. Nos CORREDORES o maior perigo está na grande probabilidade de um pedestre, ou animais,  atravessar por entre os carros parados. Com veículos altos, lateralmente à frente, o motociclista não consegue enxergar a pessoa ou animais pequenos atravessando. Pode acontecer, também, outro motociclista aproveitar do espaço por entre os carros e manobrar para entrar no mesmo corredor em que você está. Acidentes entre motos x motos aumentaram por esse fato. CUIDADOS?  Muita atenção. Mas somente atenção não evitará o acidente. PREVEJA a possibilidade de ocorrer os fatos acima mencionados. Se um dos veículos ao seu lado está “escondendo” sua visão, diminua sua velocidade antes mesmo de precisar usar os freios de forma emergencial. Conheça muito bem a capacidade de frenagem e de parada de sua moto, portanto, pilote na velocidade compatível para que, se de repente aparecer um pedestre, ou outra moto a sua frente, tenha certeza que a sua motocicleta irá parar com estabilidade e segurança. Desvio? Oras! Mesmo que você tenha reflexos rápidos está em um corredor estreito, onde os carros estão parados paralelamente. Não há espaço para isso! Assim, treinar frenagens eficientes, junto a uma velocidade que permita parar em um espaço curto evitará, ou amainará, o possível acidente. Mantenha distância da moto à sua frente e deixe distância da moto atrás da sua. Colisões traseiras são muitos freqüentes por simplesmente não manter uma distância segura frontal e traseira. Por incrível que pareça, o menor perigo está relacionado com a distância lateral (embora esta atitude poderá trazer multa), pois os carros estão parados e paralelos uns aos outros, sem a probabilidade de saírem de uma faixa de rolamento a outra. A chance de estes veículos ocuparem o corredor é nula, pois como eu disse OS CARROS ESTÃO PARADOS, alinhados e lado a lado!

 Cuidado com os espaços deixados enquanto veículos em movimento.

Os carros em movimento deixam espaços possíveis de serem ultrapassados. Cuidado com estes espaços possíveis, pois servem para o motociclista e também o motorista ocuparem os mesmos espaços

Então, quando que aparece a chance de outro veículo invadir o corredor? NasULTRAPASSAGENS. Quando uma fila de veículos começa a se movimentar, e dar velocidade, criam-se espaços mais largos com grandes possibilidades de um carro, ou outro tipo de veículo entrar e sair dessas áreas. Sim, áreas que permitem ultrapassagens de veículos maiores do que a moto! Em um trânsito conturbado, onde os condutores têm pressa de chegar ao seu destino, sem dúvida que quando aparece uma chance de ultrapassar fará isso! Podemos definir estes espaços de áreas de escapepara o motociclista. Mas não podemos descartar que estas mesmas áreas são, também, de escape para o motorista. O grande perigo está aí, nestas vagas deixadas quando os veículos começam a andar uns atrás dos outros, ou seja, enquanto parados formam-se os “corredores”; enquanto em velocidade formam-se espaços para possíveis ultrapassagens e quando o motociclista não consegue “ver”, ou sentir, estas mudanças na dinâmica do trânsito, os acidentes são muito graves, pois a disputa desses espaços por veículos maiores do que a moto é uma disputa covarde e egoísta, tanto da parte do motociclista que se aproveita para dar maior velocidade, quanto do motorista que se aproveita para fazer ultrapassagens indevidas ou mesmo dentro das leis.

CUIDADOS?  Amigos motociclistas tentem pilotar atrás dos carros o mais próximo da linha dos corredores enquanto o trânsito está em movimento, sempre observando se os veículos a sua frente irão parar repentinamente. Tenha em mente que os corredores poderão ser sua área de escape. Portanto, quando o trânsito parar, sinalize, olhe pelos retrovisores  e entre, escape, fuja para os corredores. Assim que o trânsito começa a dar velocidade, volte para trás dos carros sempre mantendo uma distância segura. Evite manobras bruscas, permaneça na sua trajetória e ultrapasse se for estritamente necessário. Evite ultrapassar na mesma faixa de rolamento do carro. Essa atitude causa o chamado efeito surpresa, onde o motorista que está sendo ultrapassado não percebe a sua presença e poderá se assustar ocorrendo riscos de acidentes. Tente ultrapassar o mais longe possível, pois no caso da moto a pressa é desnecessária no trânsito caótico das grandes cidades.

20141028_135803[1]

Portanto, analisem os reais perigos existentes nos corredores e nas ultrapassagens. Diferenciem as diversas formas de transitar, pois o trânsito é dinâmico e em certo momento estamos pilotando nos corredores e em outro momento estamos ultrapassando. Saber diferenciar essa dinâmica ajudará a ajustar suas atitudes conforme as necessidades que o trânsito exige. Assim,  conseguirá decidir a melhor forma de sair dos riscos.

Fotos: Pesquisa Google e Geórgia Zuliani

Texto: Carlos Amaral


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estudo revela que andar de moto faz as pessoas mais felizes

Artigo extraido do Blog do condutor em www.blog.suhaiseguros.com.br de autoria de Patrick Faria Na minha curta experiência motociclística experimentei notadamente um ganho de qualidade de vida que não imaginei a princípio. Diminuição em tempo de deslocamento, gastos com passagens e lanches aumento do tempo de descanso entre muitos outros. O artigo abaixo nos traz dados do grau de felicidade que as pessoas tem com seus hobbies. E o motociclismo ficou, com destaque, entre as primeiras posições quando o assunto eram hobbies feitos ao ar livre (nenhuma novidade). E em seguida o autor destaca 6 vantagens em se deslocar usando uma motocicleta e colocarei minha curta experiência em cada um dos pontos. ESTUDO REVELA QUE ANDAR DE MOTO FAZ AS PESSOAS MAIS FELIZES Um estudo realizado recentemente na Inglaterra pelo renomado instituto ICM Researchpara a revista Gardener’s World revelou que  andar de moto é umas das atividades de lazer que mais traz alegria às pessoas . Respondida por cerca de 1.50

15 dicas para rodar em meio ao tráfego

Minha primeira tradução! Concordando ou discordando é só comentar! (Artigo originalmente publicado no site motorcyclistonline.com em 20/11/2014) http://www.motorcyclistonline.com/news/top-15-motorcycle-tips-street-riding-safety 15 dicas para rodar em meio ao tráfego. Os fundamentos soam sempre repetitivos, especialmente no que diz respeito à direção segura. Você pode adicionar algo a esta lista? Básicas? Claro. Mas mantê-las frescas no sua memória pode fazer a diferença entre rodar novamente amanhã ou nunca mais. Feche seus olhos e relembre sua última viagem em tráfego pesado. Imagine os veículos ao seu redor, comprimindo você, interrompendo sua trajetória. Imagine a si mesmo monitorando a velocidade de aproximação com os outros veículos, lendo as placas, notando e se antecipando aos sinais de trânsito. Aí imagine-se adivinhando o que os pedestres farão, ou o quão escorregadia a faixa pintada no chão pode ser. E os motoristas com seus celulares, jornais ou tendo que lidar com os f

Por que Diário do Motoca?

Tudo inicia antes mesmo de ter uma motoca... Nas minhas pesquisas sobre modelos, exemplos de direção segura e responsável e conteúdo instrutivo para iniciantes, me deparei com os Motovlogs. (O YouTube está cheio deles. Dos bons que passam reflexões da vida, de política, e que te fazem pensar, aos irresponsáveis que guiam feito loucos por aí para atrair uma garotada carente). E tive muita vontade de ser um "Motovlogger". Mas um iniciante pode ter a audácia de colocar uma câmera e sair filmando por aí? Vai passar o quê? Vai filmar o quê? E o pior, quem vai editar isso tudo? Resumo: não era uma opção pra mim. Então o que fazer pra passar um pouco da rotina do dia a dia de maneira divertida? E de preferência por texto...  Pensei no Facebook. Mas na minha experiência com o FB as pessoas nem sempre leem todo o conteúdo de uma postagem, e por não limitar os caracteres, meus posts se tornariam imensos. Sobrou o Twitter. 140 caracteres me obrigariam a ser por demais sintético e assim